consumo de dados

WhatsApp Internet: entenda o consumo de dados do aplicativo

O consumo de dados pelos aplicativos dos celulares smartphones é um dos principais vilões do gasto de pacotes com operadoras de telecomunicações ou, ainda, do valor alto da fatura de celulares pós-pagos.

Isso porque os dados de internet são disponibilizados para acesso às plataformas online.

Contudo, os aplicativos, em especial as redes sociais de fotos e mensagens, demandam grande parte desses dados e, por isso, podem prejudicar o uso da internet para outros fins.

Dentre esses aplicativos que demandam alto consumo de dados para sua funcionalidade está o WhatsApp.

consumo de dados

Encontre e compare planos de internet e celular aqui!

Entretanto, algumas operadoras, com base no grande uso deste aplicativo pelos brasileiros e no comprometimento que eles causam ao pacote de dados, têm oferecido planos especiais para WhatsApp Internet.

Entenda, abaixo, como ocorre o consumo de pacote de dados pelo uso do WhatsApp e como as ofertas das operadoras realizadas especialmente para esse aplicativo podem ajudar a economizar sem abrir mão da internet no dispositivo móvel.

Consumo de dados de internet pelo WhatsApp

Primeiramente, para entender as vantagens do WhatsApp Internet, é necessário entender como ocorre o consumo de dados do aplicativo, normalmente.

Conforme um ranking desenvolvido pelo Uol Tecnologia, o WhatsApp consta na lista dos dez aplicativos que mais consomem a internet do celular. Isso, somado ao fato de que ele corresponde ao aplicativo mais utilizado pelo brasileiro, é um dado muito importante.

Estima-se que após a troca de apenas 20 mensagens, independentemente de serem correspondentes a imagens, GIF, mensagem de voz ou texto, o consumo do aplicativo é de 56,3 MB.

consumo de dados

Dessa forma, ele apenas tem consumo inferior ao YouTube, plataforma de exibição de vídeos que em apenas 10 minutos consome 105 MB.

Outro dado de comparação interessante condiz às mensagens trocadas pelo Messenger, aplicativo de conversação do Facebook que, por sua vez, consome apenas 11,1 MB para enviar as mesmas 20 mensagens que o WhatsApp.

Como os planos de internet móvel possuem franquia de dados, ou seja, um limite máximo de dados para enviar e receber, é preciso ter em mente a média de consumo antes de contratar uma oferta.

WhatsApp Internet – Alternativa ao consumo de dados

Diante desse grande consumo dos pacotes de dados em razão das trocas de mensagens por Whatsapp, diversas operadoras que oferecem serviços de internet e telefonia lançaram planos especiais para uso do aplicativo sem que haja desconto nos dados gerais da franquia.

Ou seja, é possibilitado o acesso ao aplicativo de mensagens e seu uso sem que, para isso, os outros aplicativos e a internet do celular sejam prejudicados, eis que estão presentes num pacote à parte cujos dados são dedicados a eles.

Contudo, esse uso “gratuito” do aplicativo com esses pacotes de dados especiais apenas incluem mensagens de voz e texto, fotos e vídeos, sem possibilita o acesso sem gasto de dados a links externos e chamadas de voz ou vídeo.

Para entender e analisar se os pacotes de WhatsApp Internet que prometem menor consumo de dados são idéias para você, é necessário que se estude seu consumo diário e mensal do aplicativo, a proporção do gasto dele dentro do pacote geral de dados contratado.

Vejamos este caso hipotético em que, por exemplo, um consumidor paga cerca de R$ 49,99 para o desfrute de 6GB de internet móvel.

Nessa hipótese, conforme o ranking da Uol, no envio de 50 mensagens diárias o gasto de dados corresponderia a  4,12 GB por mês, ou seja, 80% do pacote geral de dados. O uso do WhatsApp Internet, portanto, custaria em torno de R$ 30.

Portanto, ao consultar pacotes de WhatsApp Internet para a diminuição do consumo de dado, considere a média de uso do aplicativo, mensalmente, e compare a média de preços. Dessa forma será possível entender se o pacote adicional (ou que compõe uma oferta) é vantajoso ou não.

Como controlar o consumo de dados

Além disso, é possível, ainda, controlar o consumo dos dados de internet no celular a fim de diminuir os gastos com eles.

Para usuários de WhatsApp no Android, deve-se acessar as configurações do aparelho, clicar em “Rede e Internet” e, em seguida, em “Uso de dados”. Já para quem usa o aplicativo em aparelhos iPhone, é necessário adentrar nos ajustes do aparelho, depois em “Celular” e “Uso dos dados celulares”.

Muito além do controle de gastos, ainda, é possível tomar algumas atitudes simples que tendem a diminuir, por si só, o consumo de dados dos dispositivos móveis.

Primeiramente, dê preferência para uso do aplicativo quando estiver conectado a uma rede Wi-fi, ou seja, sem fio, que dispensa o uso do pacote de dados da operadora.

Também, certifique-se de desativar as atualizações automáticas do celular, assim como os downloads automáticos de fotos e vídeos compartilhados pelo aplicativo. Dê preferência, portanto, para baixar esse tipo de conteúdo quando estiver em uma rede wireless.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *